Cafés por São Paulo

Cafés por São Paulo


“Cafés por SP” é o nome de um projeto que surgiu por razões bem pessoais, mas principalmente por eu ter amigos e namorado “cafezeiros”, ou seja: completamente viciados em café, em seus vários tipos e métodos de preparo. Por isso, já que estávamos sempre descobrindo uma nova cafeteria, um novo método e um novo café, porque não aproximar isso da fotografia?

Dessa sacada, surge a ideia de fazer fotografias nas inúmeras e diferenciadas cafeterias que existem em São Paulo. Sou fotógrafa de gastronomia e arquitetura: portanto, estou acostumada a fotografar bebidas, comidas e lugares. Porém, o projeto é algo que desafia meu olhar: retratar uma paixão nacional e mundial, atentando para as particularidades de cada cafeteria e de cada método, é realmente desafiador.

O que é apaixonante é que se trata de um projeto totalmente autoral, que propicia descobertas e desafios, no cruzamento desses dois universos tão interessantes e apaixonantes: fotografia e o café. Fazer fotos de cafés é, muito mais que captar lugares e práticas, fotografar conceitos, vivências, interações.

IMG_5442-Editar

Comecei esta jornada no SCADA Café, um lugar quase subterrâneo no cinema do Conjunto Nacional, ao lado da conhecida Livraria Cultura. É um lugar muito aconchegante, um refúgio no meio da Avenida Paulista. Por isso, é um ótimo ponto de encontro para reunir amigos, para uma reunião de negócios ou mesmo para relaxar sozinho, com um livro e com seu café.

Eu e meus companheiros de café provamos o orgânico e frutado (“difícil” tarefa…). Todos são especiais, com altas exigências na seleção dos grãos e de aromas e sabores deliciosos.

IMG_5399-Editar IMG_5416-Editar

O atendimento é excelente e diferenciado: uma das baristas nos surpreendeu com um belo retrato de chocolate, que veio junto com o brownie que acompanhou (muito bem) um dos pedidos.

IMG_5429-Editar

Nas fotos, retratei cafés de coador feitos na mesa pelos clientes, enfatizei o processo, que é um clássico e que tem uma grande carga emocional para muitas pessoas.

Deixando tudo mais bonito e humano, as pessoas preparando, servindo e aproveitando seus cafés, deixando claro o que realmente importa neste tipo de experiência: uma ampliação dos sentidos capaz de trazer à tona afetos, memórias e perspectivas.

IMG_5405-Editar IMG_5418-Editar

 

O Café SCADA é uma franquia presente em vários estados. O que conhecemos fica na Avenida Paulista, 2073. A casa funciona das 13:30 às 21:30. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.scadacafe.com.br/.

IMG_5424-Editar-Editar

4 comments

  1. Sao Paulo is full of good coffeeshops – places with charming decor, delicious cakes, beautiful views and quiet spots to sit and get some work done. But that’s not what we are interested in today. The cornerstone of any truly great coffeeshop is – surprise, surprise – the coffee. Here are 10 places to visit in Sao Paulo for an unforgettable cup of joe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *