Projeto Quarto dos Sonhos

posted in Arquitetura

Projeto Quarto dos Sonhos

Foto_quarto_infantil_arquitetura__PriscilaFuruli-23

Há pouco mais de um ano, conheci a arquiteta Izabella Penna Escabeche, idealizadora da Decor Petit, um serviço de arquitetura especializado na decoração de quartos infantis. Pouco depois, conversamos sobre ideias para fotos relacionadas a esse projeto. Depois que Izabella me contou sua história e objetivos, falamos sobre as fotografias que ela precisava: inicialmente só dos quartos, para o site, mídias sociais e blog.

Para que as fotografias cumprissem seus objetivos, era preciso definir sua essência, e foi preciso pensar os pontos fundamentais da fotografia de arquitetura para quartos infantis. Percebi que, em geral, isso significa fotografar dois momentos, que são também ritos de passagem: quando a criança nasce e quando passa do berço para uma caminha.

Foto_quarto_infantil_arquitetura__PriscilaFuruli-17

Esses momentos são singelos por natureza, mas minha experiência com fotografias de família me proporcionou uma nova perspectiva sobre eles e, por isso, pensamos em uma maneira de dar mais vida aos quartos, humanizando-os com a presença da família e, principalmente, das crianças.

Assim surgiu o projeto “Quarto dos sonhos”, em que fotografo o ambiente em dois momentos diferentes: o primeiro tem objetivo de mostrar todo projeto e sua funcionalidade, com o quarto produzido, todas as coisas no lugar; e o segundo com a criança presente, ocupando o ambiente e interagindo com seus brinquedos, produzindo imagens espontâneas desse momento.

Foto_quarto_infantil_arquitetura__PriscilaFuruli-18

IMG_0019

Isso foi feito porque a fotografia de arquitetura tem a finalidade de mostrar o projeto, sua beleza e funcionalidade, mas também mostrar como o quarto funciona no dia-a-dia, com o bebê, a criança e sua família presentes, literalmente “utilizando” o projeto arquitetônico.

IMG_0084

IMG_0092

Com o “Quarto dos sonhos”, queremos mostrar as dinâmicas de dormir, brincar, comer… As fotografias captam momentos únicos de quem curte esse quarto e que mostram a maneira como as crianças o aproveitam em seu cotidiano, principalmente porque esses ambientes foram pensados especialmente para as crianças, para seu conforto e para suprir suas necessidades.

IMG_0173

IMG_0114

Depois das fotos com as crianças, naturalmente, o quarto já não fica mais todo arrumadinho, mas está mais alegre e, definitivamente, muito mais bonito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *